Cerca de 40 dirigentes sindicais de diversas categorias reúnem-se de 4 a 7 de novembro na Colônia de Férias do Sindicato dos Empregados Vendedores Viajantes, em Santo Aleixo (Magé, RJ), para acompanhar o Curso de Formação de Lideranças, promovido pela Força RJ em parceria com a Secretaria Nacional de Formação Sindical.
O curso foi aberto pelo vice-presidente da Força RJ Isaac Wallace e pelo secretário-geral David de Souza e recebeu a visita do presidente da Força Sindical do Rio de Janeiro e secretário de finanças da CNTM, Francisco Dal Prá, na parte da manhã.
“Somos representantes da classe trabalhadora, que constrói a riqueza deste país. Vamos dar valor a isso, procurar aprender. Precisamos nos preparar para enfrentar uma porta de fábrica, uma mesa de negociação ou um diálogo com gestores. Sejam bem vindos”, afirmou Dal Prá.
Na parte da tarde, o vice-presidente Carlos Fidalgo também visitou as instalações da colônia de férias para cumprimentar os participantes.
No primeiro dia, os dirigentes sindicais analisaram aspectos da Formação Sindical, como a História do Sindicalismo e a Revolução Industrial, com Carlos Mani, da Força Sindical Nacional.
Mani também abordará temas como Negociação e Liderança, no 2º e 4º dia de curso, respectivamente, apontando como se desenvolve a dinâmica da negociação, erros mais comuns numa negociação e competências de um bom negociador, além de diferenças entre líder e chefe, motivação de equipes e empoderamento.
As aulas são dinâmicas, com os sindicalistas divididos em grupos e trocando impressões e experiências o tempo todo com o palestrante. O 3º dia de curso está sob o comando de Márcia Menezes, fonoaudióloga de São Paulo, que ministrará técnicas de oratória para o grupo.
Participam desta edição do Curso de Formação de Lideranças os Sindicatos dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis do Rio de Janeiro; Rodoviários de Volta Redonda; Metalúrgicos de Duque de Caxias, Teresópolis, Duas Barras, Volta Redonda e Campos dos Goytacazes; Químicos de Nova Iguaçu e São Gonçalo; Propagandistas de Produtos Farmacêuticos de Nova Friburgo, Teresópolis, São Gonçalo, Rio das Ostras e Macaé; Trabalhadores em Purificação de Águas de Niterói; Trabalhadores em Artefatos de Borracha; Aeroviários e Frente Sindical Trabalhista (FST).
O presidente Francisco Dal Prá ressaltou que a formação de lideranças é uma ação permanente e uma preocupação constante da Força RJ.
Fonte: Rose Maria da Assessoria de Imprensa Força Sindical RJ
Clique aqui e acesse matéria no site da Força RJ
Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ