Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Força Sindical PR está na luta contra a MP dos Portos que precariza direitos

A Força Sindical do Paraná está na luta contra Medida Provisória n° 595, mas conhecida como a MP dos Portos. A central espalhou vários cavaletes em uma das avenidas mais movimentadas de Curitiba e São José dos Pinhais (foto), com os dizeres “Senhores deputados, não deixem que destruam nossos portos”.

A proposta introduz um novo marco regulatório no setor, possibilitando a privatização do sistema portuário brasileiro e a redução de salários, uma vez que as empresas poderão contratar trabalhadores sem o concurso do Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO), Na prática, é a implantação da precarização das relações trabalhistas. A MP 595 está sendo discutida por centrais sindicais, empresários, governo e representantes dos trabalhadores do setor portuário.

O presidente da Força PR, Sérgio Butka, criticou a MP. “Privatização é uma questão que tem que ser muito discutida com os sindicatos e com a sociedade para que ela possa ser viabilizada e dar a mesma estrutura que os trabalhadores têm atualmente. Hoje, do jeito que está, a MP é extremamente prejudicial”, avalia o líder sindical.

Por Guilherme Ochika
Imprensa Força PR
www.fsindical.com.br