Trabalhadores de diversas categorias participaram do ato promovido pela Força Sindical em Manaus, capital do Amazonas, reivindicando a jornada semanal de trabalho de 40 horas e a aprovação da pauta trabalhista. Segundo Vicente de Lima Fillizola, presidente da central no Estado, o ato foi expressivo e ocorreu entre as ruas 7 de setembro e Eduardo Ribeiro.
O secretário de Relações Sindicais da Força Sindical Nacional, Geraldino dos Santos, que também é diretor de finanças da CNTM e diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, também esteve presente à manifestação.
“Nosso objetivo é intensificar a luta por direitos, pela redução da jornada para 40 horas semanais, sem redução salarial, para gerar emprego e mais qualidade de vida, e por ganho real de salário. E a única maneira de sensibilizar a sociedade e o Congresso Nacional é colocar o povo nas ruas para que todos conheçam as propostas dos trabalhadores por um País melhor”, afirma Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e vice-presidente da Força Sindical.
Agenda Unitária da Classe Trabalhadora contempla os seguintes itens:
- Jornada de trabalho de 40 horas sem redução de salários.
- Fim do Fator Previdenciário.
- Nova legislação para a terceirização.
- Regulamentação da Convenção 151 da OIT, que garante a negociação coletiva para os servidores públicos.
- Ratificação da Convenção 158 da OIT, contra as demissões imotivadas.
- Mudança na política econômica do governo: com redução dos juros, desenvolvimento com valorização do trabalho, distribuição de renda e fortalecimento do mercado interno.
- Reformas agrária e urbana.
- 10% do PIB para a Educação.
- Salário igual para trabalho igual e combate a todas as formas de discriminação e violência.
- Pela soberania nacional e autodeterminação dos povos.
Por Assessoria de Imprensa da Força Sindical e Redação CNTM