Escrito por Assessoria de Imprensa da Força Sindical
A Força Sindical incentivará os sindicatos associados à Central a se filiarem também no Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial (Inspir).
Esta aproximação será benéfica porque o Inspir trabalha hoje com a formação de dirigentes sindicais, ou seja, qualifica os sindicalistas para que eles possam defender a igualdade racial dos trabalhadores.
A decisão foi tomada em reunião realizada entre João Carlos Gonçalves, Juruna, secretário-geral da Força Sindical e uma comissão de representantes do Instituto, entre os quais, José Braz, Fofão, secretário-geral da entidade e do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, que é filiado à Força sindical.
O Inspir foi fundado em 1995, pela Força Sindical, CUT e UGT com o objetivo de articular politicamente a importância de olhar de forma mais significativa a igualdade racial.
“Vemos trabalhadores desempenhando a mesma função, mas ganhando salários diferentes”, disse Regina Silveira, advogada do Inspir.
Em abril deste ano, o Instituto realizou em Salvador (BA), uma Oficina de Capacitação de Dirigentes em Igualdade de Oportunidade, com o objetivo de treiná-los para a implementação de cláusulas de promoção de igualdade.
Foram analisados os aspectos constitucionais, legais e operacionais. “Com esta capacitação os dirigentes sindicais têm mais condições de pleitear direitos de igualdade e oportunidade”, declarou Fofão.
Hoje é ínfimo o número de sindicalistas e de representantes da raça negra que estão no poder público seja no Congresso Nacional, nos Estados e municípios, apesar de os negros representarem mais de 50% da população brasileira, destacou Marcos Benedito da Silva, suplente da Executiva do Inspir e representante da CUT.
O Inspir é presidido por Cleonice Caetano Souza, da UGT: o secretário-geral é José Braz, Fofão, da Força Sindical e, a tesoureira é Telma Victor, da CUT. Participaram da reunião na Força Sindical hoje (dia 12) José Braz, Fofão; Telma Victor; Oseas Claudinei Marques; Marcos Benedito da Silva e, Regina Silveira.