Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Ribeirão Preto/SP

Força Sindical entrega proposta de Política e Sistema de Promoção e Proteção ao Emprego ao Governo

A Força Sindical, na pessoa de seu presidente Miguel Torres, e as demais Centrais Sindicais, entregaram na última semana ao Ministério da Fazenda, relatório elaborado em parceria do Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômico, o Dieese, apresentando análise, ponderações e considerações sobre as atitudes adotadas em relação ao acesso do trabalhador ao seguro desemprego.

Em artigo recente, Miguel, abordou e apresentou a real situação em que o Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT, fundo responsável pelos recursos do seguro-desemprego, se encontra: arrecadação em queda devido às desonerações fiscais realizadas pelo Governo sem contrapartidas sociais. Resultado,o que o trabalhador pague a conta criando barreiras e dificuldades de acesso ao seguro desemprego.

O documento entregue ao governo faz levantamentos de extrema importância, como por exemplo,a reiteração que a taxa média de reposiçãodo Fundo sempre foi positiva, em torno de 62%, ou seja, o valor recebido supera o valor pago. E que nos últimos anos milhões de reais não foram destinados ao Fundo,atrelado a rotatividade que registra 37,4% em todo o país.

“O FAT adotou, entre 2012 e 2013, duas medidas paliativas e que nãoresolveram o problema da saúde financeira do Fundo”, diz o texto, em referência a redução na correção do seguro desemprego e a exigência de realização de curso do Pronatec pelo trabalhador.

Dessa forma, com arrecadação em queda e crescimento nos pedidos do seguro desemprego, a conta do FAT não esta fechando. E o trabalhador não pode pagar por isso.

Por isso a Força Sindical e as demais centrais, entregaram este documento propondo medidas concretas e fundamentadas, para que os problemas sejam resolvidos sem que o trabalhador tenha dificuldades para acessar seus direitos.

Edmilson Domingues, Coordenador Regional da Força Sindical Ribeirão Preto e Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região.

CLIQUE AQUI E ACESSE A PROPOSTA

www.metalurgicosonline.com.br