A Força Sindical e o Centro de Memória Sindical lançaram na terça, 24 de novembro, o livro “O Mundo do Trabalho no Cinema”. Organizado pela jornalista Carolina Maria Ruy, o livro é formado por resenhas de 149 filmes feitos a partir do marco inaugural: O Encouraçado Potemkin (Serguei Eisenstein, 1925).
No lançamento, o presidente da CNTM e da Força Sindical, Miguel Torres, destacou a importância do cinema na formação cultural dos trabalhadores e lembrou que os diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo levavam TV em uma Kombi para passar filmes para os trabalhadores nas portas das fábricas.
O secretário-geral da Central, João Carlos Gonçalves, Juruna, o presidente do Centro de Memória Sindical, Milton Cavalo, e a jornalista Carolina Maria Ruy falaram sobre o trabalho executado pelo Centro de Memória Sindical até chegar na publicação deste livro, que também teve a colaboração do jornalista Ricardo Flaitt.
Juruna lembrou o empenho do presidente licenciado da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva, Paulinho, para a reabertura do Centro de Memória Sindical, situado na Rua do Carmo, em São Paulo, e a compra de novos equipamentos, e do presidente licenciado do Sindicato Nacional dos Aposentados, João Batista Inocentini.
Jaélcio Santana
Carolina (ao microfone), Juruna, Milton Cavalo e Miguel Torres