Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Força Sindical comemora 20 anos de lutas e conquistas

Jaélcio Santana

Evento demonstra a força política da central

A Força Sindical conquistou nacionalmente e internacionalmente uma posição de destaque como entidade que atua na mobilização de suas categorias e luta pela ampliação dos direitos dos trabalhadores, pela inclusão e justiça social

No último dia 8 de março, a Força Sindical completou 20 anos de existência com o status de ser atualmente a segunda maior central sindical do Brasil, com 1.538 sindicatos filiados, um número que representa 24,43% do total de sindicatos válidos em todo território brasileiro, representando milhões de trabalhadores dos mais diversos setores.

Números estes que mudam a cada dia, pois, a cada nova contagem, algum outro sindicato, federação ou confederação de alguma parte do Brasil preenche sua ficha de filiação e engrandece a Força Sindical. Em todos os sentidos.

O evento comemorativo foi realizado na quinta-feira, 24 de março, em São Paulo, com as presenças de Geraldo Alckmin, Gilberto Kassab, Aécio Neves, ministro Gilberto Carvalho, Marco Maia e Luiz Marinho, entre outras lideranças políticas, e lideranças sindicais.

“Parabenizo a Força Sindical, todas as entidades filiadas e a classe trabalhadora que luta, conquista e apoia nossas ações sindicais”, diz Clementino Vieira, presidente da CNTM, que prestigiou o evento juntamente com os demais companheiros da Confederação: Mônica Veloso, Geraldino dos Santos Silva, Carlos Albino, Luiz Carlos de Miranda e Carlos Lacerda.

Segundo Paulinho, presidente da central, “o crescimento vertiginoso da Força Sindical é a prova de que a sociedade e os sindicatos filiados identificam-se com nossa proposta de mobilização”.

Medeiros, fundador e ex-presidente da central, destacou a independência da entidade e as conquistas históricas para a classe trabalhadora como, por exemplo, a Participação nos Lucros ou Resultados. Juruna, secretário-geral da Força Sindical, destacou a pluralidade da central e defendeu a chamada unidade de ação entre as centrais para ampliar os direitos dos trabalhadores, conquistar o trabalho decente e o pleno desenvolvimento econômico e social no País.

“A Força Sindical é vista nacional e internacionalmente como uma das mais atuantes do País e adepta do sindicalismo-cidadão, que, além de lutar pelo bem-estar dos trabalhadores, atua para obter conquistas para todos brasileiros”, diz Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e vice-presidente da Força Sindical.

O evento foi encerrado com apresentação do cantor e compositor Raimundo Fagner.

Em breve, galeria de fotos

Por Val Gomes
www.cntm.org.br
Com informações da Força Sindical
www.fsindical.org.br