Maria Eugênia Castilho
Repórter da Agência Brasil
A Força Sindical divulgou nota hoje (29) salientando a importância da prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em carros, eletrodomésticos e materiais de construção, mas lamentando a decisão do governo de não estender a redução do imposto para o freezer.
De acordo com a entidade, a medida ajudará a manter o consumo aquecido e a manutenção dos empregos. “A criação dos fundos garantidores de crédito para a compra de máquinas e equipamentos para a indústria irá ajudar o setor que já demitiu milhares de trabalhadores este ano”, diz o texto da nota.
No entanto, a Força Sindical repudia o fato de o governo não estender a redução do imposto para o freezer, como reivindicam as entidades sindicais de trabalhadores e patronais. “Esta medida com certeza traria enormes benefícios e garantiria os postos de trabalho nas empresas, que estão ameaçados, devido à queda na produção e nas vendas deste produto”, acrescenta a nota.
Apenas os eletrodomésticos da chamada linha branca (geladeiras, fogões e máquinas de lavar) ficarão livres do IPI até 31 de outubro.