Com autorização do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar
(Diap), a Força Sindical do Rio de Janeiro reproduziu o segundo volume da série Educação Política do Diap para distribuição às entidades filiadas no estado.
A cartilha “Para que serve e o que faz o movimento sindical” e capa, chama a atenção para o papel dos sindicatos na construção de consciência da classe trabalhadora e, em consequência, na organização e fortalecimento das bases sociais da democracia. O objetivo da publicação é estimular ações de cidadania e despertar os trabalhadores para a importância da militância sindical.
“Queremos, com a divulgação dessa publicação, dar mais uma contribuição à luta da classe trabalhadora, fortalecendo os Sindicatos, por melhores condições de trabalho e de vida”, afirma Francisco Dal Prá, presidente da Força RJ e secretário de finanças da CNTM, na introdução às 68 páginas da cartilha.
Segundo Dal Prá, “o movimento sindical brasileiro foi de extrema importância para a redemocratização do Brasil, a retomada do desenvolvimento econômico e a valorização da classe trabalhadora, por intermédio de consecutivas conquistas de ganhos salariais, Participação nos Lucros ou Resultados (PLR), política de aumento real do salário mínimo, entre outros avanços e benefícios”.
E completou: “Nós, da classe trabalhadora, somos historicamente os responsáveis por levar adiante as grandes transformações necessárias para a conquista de uma sociedade nova, mais igualitária e mais justa”.
A série Educação Política é um dos materiais produzidos pela equipe do Diap.
Conheça outras publicações aqui.
Por Assessoria de Imprensa Força Sindical RJ
Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ