Com abertura do governador Antonio Anastasia e presença do senador Aécio Neves, no encerramento, ambos do PSDB, a Força Sindical de Minas Gerais promove terça, quarta e quinta (10 a 11) o Seminário Estadual de Formação Sindical – Repensando o Movimento Sindical. O local é o Sesc de Contagem, na grande Belo Horizonte.
Participam do evento o presidente da Força Sindical e da CNTM, Miguel Torres, representantes da OAB, da Universidade Federal do Estado e especialistas em sindicalismo, como João Guilherme Vargas Netto (consultor), Hugo Perez, Marcos Verlaine (Diap) e João Franzin (Agência Sindical).
A Força Minas pretende reunir cerca de 300 dirigentes sindicais da indústria, comércio, funcionalismo público, pesca, serviços e rurais, informa Luiz Carlos Miranda, presidente da entidade e diretor de relações públicas da CNTM.
Miranda quer levar a debate a necessidade de o sindicalismo ampliar seu raio de ação. “Subir num carro de som e dar seu recado, tudo bem, faz parte. Mas hoje o trabalhador é cidadão: quer saúde, moradia, saneamento básico, transporte decente e qualidade de vida”, argumenta. Para ele, assumir esse protagonismo, que tem forte componente político, é o desafio dos dirigentes atuais.
Clique aqui ou na imagem abaixo para ampliar e acessar a programação