Assessoria de Imprensa da Força Sindical/MG
BELO HORIZONTE/MG – Antes da entrega dos certificados para os participantes, os promotores do Curso de Gestão Sindical e Reforma da Legislação Previdenciária, os presidentes da Federação dos Metalúrgicos de Minas (Femetalminas) e da Força Sindical parabenizaram os sindicalistas pela dedicação nos dois dias de palestras e debates sobre Direito Previdenciário (07/04) e Gestão Sindical.
Ernane Dias, da Femetalminas, aplaudiu a dedicação dos dirigentes sindicais presentes e destacou a parceria com a Força Sindical, que vem propiciando aos Metalúrgicos uma série de lições e matérias em sala de aula.
Vandeir Messias, da Força Minas, elogiou o esforço dos sindicalistas em nome do aperfeiçoamento, a partir da condição de gestores das entidades, e sempre com o olhar voltado para as categorias que representam e a coletividade.
COMPROMISSO CONCRETIZADO APÓS UM ANO
Os dirigentes sindicais lembraram a quantidade de cursos ministrados pela Central, desde o compromisso firmado com os filiados na histórica Plenária “O Brasil Atual e os Trabalhadores”, realizada em 08/04/15, no Salão Minas Gerais do Othon Palace Hotel, Centro da Capital mineira, que reuniu número expressivo de sindicalistas de diversos ramos de atividade.
Entre as propostas apontadas no evento, destaque para a decisão de promover encontros e oficinas com finalidade educativa, cujo direcionamento se voltasse para a formação e capacitação dos trabalhadores.
RESPONSABILIDADE DOBRADA
Dentro do papel de fiscalizar e denunciar, que é próprio à atividade sindical, Messias falou da responsabilidade dobrada do sindicalismo, “especialmente ao fazer dever de casa, a partir da constituição de entidades enxutas e adequadas à nova sistemática de cadastramento oficial, representada no eSocial”.
Ele anunciou a fase final de montagem do sistema de informática da Central e a perspectiva de formar grupo de assessoria que dê suporte ao conjunto das entidades, fornecendo orientação técnica e atue de forma presencial junto às diretorias, administradores e contadores.
DA TEORIA À PRÁTICA
Ao destacar a nova carga de conhecimento acumulada pelos participantes dos cursos, Vandeir Messias frisou que a pauta ficará na apostila, mas o conteúdo terá de ser praticado.
O presidente da Força Minas recomendou a apresentação de temas que os sindicalistas julgarem apropriada e disse que todos devem contar com o direcionamento da central sindical no desenvolvimento de grade específica de cursos, conforme a realidade de cada entidade.