Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

FITIM destaca Mônica Veloso, presidenta da CNTM

Um avanço nas estruturas sindicais dos metalúrgicos brasileiros da Força Sindical, já que pela primeira vez uma mulher assume a liderança da Confederação

Brasil. Mônica de Oliveira Lourenço Veloso é a nova presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos do Brasil, CNTM/FS, convertendo-se na primeira mulher na Confederação ao assumir a liderança dos metalúrgicos da Força Sindical.

Desde 1990, Mônica lidera cargos na atividade sindical. Iniciou no Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, onde exerce a Secretaria-Geral. Na Força Sindical, liderou a Secretaria Nacional de Políticas para juventude, crianças e adolescentes; a Secretaria de direitos humanos; e na Direção Executiva, atualmente, é Secretária de Relações Internacionais.

Foi a primeira mulher a assumir o cargo de presidenta do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em 2001. Em 2000, foi vice-presidenta do Comitê Mundial da Juventude da CIOSL (atual CSI). A companheira é membro do Comitê Executivo da FITIM, com participação destacada em nível regional por defender a igualdade de gênero nas estruturas sindicais.

Para a FITIM, a eleição de Mônica como presidenta da CNTM é uma excelente notícia e grande avanço para as estruturas da FITIM, assim como também para as organizações sindicais filiadas.

Nas Conferências Regionais e Reuniões de Mulheres que a FITIM organizou recentemente, a representação adequada da mulher na nova Federação Sindical Internacional foi um tema relevante nestes encontros. Os filiados enfatizaram que as mulheres também devem ser eleitas em cargos de liderança, destacando a igualdade de oportunidades, conscientes de que há um longo caminho a percorrer.

Por Valeska Solis
www.imfmetal.org (Versão espanhol)

Texto traduzido por Val Gomes, Redação CNTM

Versão inglês