Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Fim do benefício do IPI gera acomodação na produção de bens duráveis, diz IBGE


Mesmo assim, há avanços significativos em alguns segmentos, como a fabricação de televisores

Jacqueline Farid, da Agência Estado 

RIO – O fim dos benefícios relativos ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre eletrodomésticos e automóveis está provocando uma “acomodação” no ritmo da produção dos bens de consumo duráveis, segundo observou o técnico da coordenação de indústria do IBGE, André Macedo. “Esse segmento vinha com trajetória positiva importante ao longo de 2009 com as isenções fiscais e, com o fim do benefício do IPI, há acomodação dessa categoria, ainda que tenham ocorrido avanços significativos em alguns segmentos, como fabricação de televisores”, disse.

A produção de material elétrico e de comunicações, inserida no grupo dos duráveis, aumentou 6,1% em maio ante abril e representou o maior impacto positivo para o resultado da produção industrial (0,0) no período. Segundo Macedo, o aumento na produção dessa atividade foi puxado pelos televisores, sob a influência positiva das vendas para a Copa do Mundo.

A produção de bens duráveis aumentou 0,1% em maio ante abril, resultado muito próximo aos apurados, ante mês anterior, em abril (0,2%) e março (0,1%). Na comparação com maio do ano passado, a produção dessa categoria aumentou 15,4%.