Mateus Medeiros
A Festa do Trabalhador realizada (1/5) no Clube recreativo do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba (Avenida Dois Córregos, 3110) contou com a presença de mais de 30 mil pessoas, entre jovens, famílias, crianças e idosos, que aproveitaram o feriado para curtir momentos de lazer e diversão.
Com uma mega estrutura preparada pela Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos, o público curtiu diversas atrações musicais, dentre eles, Jads e Jadson; Mato Grosso e Mathias; Giovani; Rick Solo; Os Travessos; Inimigos da HP e o cantor mais esperado da festa MC Gui, que com um carisma e simpatia levou ao delírio milhares de fãs.
O secretário do Trabalho e Emprego do Estado José Luiz Ribeiro, participou do evento e ressaltou que apesar de ser um dia de festa, é também um dia para se refletir. “Nós precisamos criar no Brasil políticas de emprego, derrubar as medidas provisórias, acabar com a corrupção que toma conta do país”, disse.
Participaram também do evento o prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato; o presidente da Câmara dos Vereadores, Matheus Erler; vereadores, deputados, representantes sindicais, empresários, dentre outros.
A câmara dos vereadores homenageou o secretário do Trabalho e Emprego do Estado José Luiz Ribeiro, pela representatividade em Piracicaba. Também realizou uma homenagem aos idealizadores do Jogo da Saia, Alcides Zocca e Claudinei Cruz, pelo trabalho desenvolvido há 40 anos no Clube, em que homens vestidos de mulheres realizam essa brincadeira de jogar futebol, mas que contribui para um trabalho social em que o dinheiro arrecadado é revertido as instituições.
A festa do Trabalhador é realizada desde 1997, e surgiu com o intuito de celebrar o dia de luta do trabalhador. De acordo com José Florêncio da Silva, o Bahia, presidente em exercício do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, “o sucesso da festa mostra a evolução deste evento que cresce a cada ano, numa forma que demonstra toda a confiança do público para com a festa”, enfatizou.
O Sindicato predispõe de toda uma infraestrutura, com uma área de alimentação repleta de salgados, bebidas, doces, churrasquinho, dentre outras opções. Os participantes concorreram a muitos prêmios como bicicletas, televisores, microondas, tablets, e um HB20 da Hyundai.
Num espaço reservado os aposentados também participam, e podem assistir aos shows com tranqüilidade. Há também vários serviços prestados, como um Stand da campanha de vacinação da gripe, que está sendo realizada em todo país, imunizando idosos, crianças, gestantes, dentre outros.
Segundo Wagner da Silveira, Juca, secretário geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, “apesar da situação econômica que o país vive, temos que lutar por melhores condições de trabalho e investir na qualificação desses trabalhadores”, comentou.
A festa do 1º de maio já está enraizada na cultura de Piracicaba. Para Hugo Liva, tesoureiro do Sindicato, “é um dia para se refletir a luta do trabalhador e também proporcionar um dia repleto de atrações”, disse.