Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Federação negocia com Grupo 2 (Sindmaq e Sinaees)

Ricardo Flaitt

Reunião na Federação dos Metalúrgicos de SP

Dirigentes da Federação (ligados à Força Sindical) reuniram-se hoje (28) com representantes dos grupos 2 (Sindmaq e Sinaees), por mais uma rodada de negociação da Campanha Salarial 2010.

A reunião com o G-2 aconteceu às 10 horas, na sede da Federação (rua Pará, 66, Higienópolis, São Paulo). O Grupo 2 é formado pelo Sindmaq (Sindicato Nacional da Indústria de Máquinas) e o Sinaees (Sindicato da Indústria de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Estado de São Paulo).

Os sindicalistas reafirmaram os itens da pauta de reivindicações e estipularam data-limite para a negociação. Em contrapartida, o representantes do G2 vão apresentar proposta na quarta-feira (3/11). Para claudio Magrão, “vamos tolerar até quarta, se não avançar, vamos iniciar greve em todo Estado de São Paulo”, alerta.

Para Jorginho Nazareno, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, “Além da questão do reajuste salarial, temos discutir a situação dos Pisos da categoria. Temos uma perda bastante expressiva. Há tempos, nosso Piso já chegou a representar dois salários mínimos, e hoje estamos convivendo com um achatamento preocupante. Antigamente, representava apenas uma referência para o ingresso no mercado, mas, atualmente, uma grande quantidade de empresas está pagando o Piso. Assim, reivindicamos uma valorização para que o Piso acompanhe os índices de produtividade”.

Pereira (Guarulhos): “Temos que negociar com mais maturidade. Não podemos pensar na construção de um Brasil forte, que está crescendo economicamente, sem a valorização também do trabalhador”.

A Federação congrega 54 sindicatos da categoria no Estado de São Paulo e representa cerca de 800 mil metalúrgicos com data-base em 1º de novembro.

Por Ricardo Flaitt
www.fedmetalsp.org.br