Na sexta feira, 27 de março, foi realizada em Niterói, na sede da Federação dos Metalúrgicos do Estado do Rio de Janeiro, rodada de negociações do Acordo Coletivo para os trabalhadores com data base em 1º de março entre os representantes sindicais e os do Consórcio Integra Offshore Ltda.
Este consórcio é responsável pela construção dos módulos das Plataformas (FPSO) P.67 e P.70 no complexo industrial Portuário do Açu, em São João da Barra/RJ, que serão utilizadas pela Petrobras para exploração do pré-sal.
Na ocasião, o presidente da Federação, Francisco Dal Prá, fez uma análise do cenário econômico e político do País e conseguiu mediar e dar solução ao conflito entre os representantes do Consórcio Integra e o Sindicato dos Metalúrgicos que representa a categoria em Campos, São João da Barra e Quissamã.
Segundo João Cunha, presidente do Sindicato e delegado da Federação dos Metalúrgicos, a proposta que será apresentada aos trabalhadores em assembleia nesta quarta-feira, 1 de abril, prevê reposição salarial de 7,68% (de acordo com a inflação acumulada) e aumento do valor do cartão de alimentação de R$ 260,00 para R$ 300,00 (aumento de 16%).