Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Empresas

Federação dos Metalúrgicos do RJ sedia Encontro de Trabalhadores da Gerdau

Trabalhadores da Gerdau reuniram-se nos dias 24 e 25 de abril, em Niterói/RJ, na sede da Federação dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, para o 5º Encontro da Rede de Trabalhadores da Gerdau.

O encontro teve uma mesa de abertura com Francisco Dal Prá (Presidente da Federação dos Metalúrgicos do RJ/FS e diretor de finanças da CNTM), o presidente do Simecat Carlos Albino, diretor da CNTM, e o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco Everaldo Santos, representando a coordenação estratégica de redes (CEReS) da CNTM/FS.

Também participaram Ubirajara Freitas (Bira), representando a CNM CUT, Gilberto (Coordenador da Rede Gerdau) e Robson Rosa, representante da CTB.

Francisco Dal Prá saudou todos os participantes e enfatizou que recentemente a CNTM criou a CEReS – Coordenação Estratégica de Redes Sindicais, como ação estratégica para a organização e discussão de redes sindicais.

Participam do encontro trabalhadores das seguintes unidades da Gerdau: Sorocaba SP, Rio de Janeiro RJ, São Paulo SP, Ouro Branco MG, Simões Filho BA, Cotia SP, Guarulhos SP, São Leopoldo RS e Pindamonhangaba SP.

Durante o encontro foram feitas as apresentações de cada uma das unidades pelos dirigentes e posteriormente o Técnico do Dieese Roberto Anacleto fez uma breve apresentação sobre o setor siderúrgico e sobre a Gerdau, seguida de um debate sobre a exposição. Também foi elaborado um documento que será apresentado às Confederações e, após aprovação, será entregue à Gerdau, a elaboração do quadro comparativo e os informes por planta.

Para Everaldo dos Santos, o encontro contribui para que trabalhadores das várias unidades presentes tivessem condições de trocar informações e fortalecer a luta pela igualdade de tratamento em todas as plantas. Carlos Albino enfatizou que o objetivo do trabalho em Redes Sindicais é fortalecer a atuação conjunta dos Sindicatos através de novas ferramentas para o enfrentamento das disparidades regionais praticadas por multinacionais como o grupo Gerdau S.A.

Colaboração: Roberto Anacleto, Técnico do Dieese/CNTM