A Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) vai promover um curso sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) , no próximo dia 09 de junho, em Londrina. A deliberação para incluir uma agenda de cursos para a dirigentes sindicais foi tomada no Seminário da diretoria da Fetim, que aconteceu nesta terça-feira (05), na chácara do Metalúrgicos de Irati, cidade há 150 km da capital do estado.
“Entendemos que quanto mais qualificado, mais o dirigente sindical vai poder influir na luta por melhores condições de vida, tanto na fábrica, como na comunidade em geral. Dessa forma, vamos começar a promover esses cursos, que serão uma ferramenta a mais na nossa luta para construir um país melhor”, disse o presidente da Fetim, Sérgio Butka.
A realização do curso que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias teve sua inspiração na Auditoria Cívica na Saúde, que foi promovida pela Força Sindical do Paraná, em São José dos Pinhais, em outubro passado. A Auditoria qualifica cidadãos voluntários para fiscalizarem a qualidade dos serviços prestados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e cobrar melhorias das autoridades responsáveis.
“Na Auditoria, promovemos palestras também sobre a LDO para os participantes. Existem mecanismos onde o cidadão pode influir na condução da gestão municipal, porém, muitos não sabem disso. Foi o caso da Auditoria em São José dos Pinhais, quando ensinamos o caminho das pedras e o contribuinte pode exercer sua cidadania fiscalizando e cobrando mais qualidade na saúde pública do município”, ressaltou Butka.
LDO A Lei de Diretrizes Orçamentárias foi um dos assuntos abordados durante a reunião da diretoria da Fetim. A lei tem o objetivo de orientar e direcionar como deve ser gasto o orçamento municipal. O cidadão pode contribuir com sugestões através de audiências públicas, que devem ser realizadas todos os anos pelas prefeituras. Segundo o economista Cid Cordeiro, que deu a palestra no seminário da Fetim, “as audiências sobre a LDO podem ser consideradas a “data-base” do cidadão. É nessa hora que o contribuinte vai negociar com o gestor como deve ser gasto o orçamento municipal”, diz Cid.
Além da LDO, os diretores decidiram intensificar em todo o estado o combate ao PL 4330, que amplia a terceirização e está tramitando no Senado Federal.
Além disso, os metalúrgicos também debateram a situação político-econômica tanto do Brasil, como do Paraná. A nível nacional, chegou-se a conclusão, que a luta para manter direitos será dura, devido ao conservadorismo que tem tomado conta do país e as medidas do governo. A nível estadual, diretores condenaram os métodos anti-democráticos adotados pelo governo do Paraná, em relação ao projeto que infla a previdência dos servidores, principalmente, no último dia 29 de abril, quando mais de 200 pessoas foram feridas pela ação da polícia militar em manifestação contra o projeto. Além disso foram condenadas também as ameaças feitas contra jornalistas que tem revelado esquemas de corrupção dentro do governo estadual.
A entidade também realizou sua prestação de contas e fez a projeção do orçamento para 2015/2016.
Quem é a Fetim? A Federação dos Metalúrgicos do Paraná é formada pelos Sindicatos dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, de Irati, Paranaguá, Maringá, Londrina, Pato Branco, Guarapuava, Cascavel e dos trabalhadores da reparação. A entidade visa oferecer suporte e fortalecer a unificação das lutas dos trabalhadores por melhores salários e condições de trabalho.
Por Nilton de Oliveira
Assessor de Imprensa
Força Paraná/PR