Reunidos com o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), Miguel Torres, na manhã desta quinta-feira (6), em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, a diretoria da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) defendeu que os Sindicatos devem cada vez mais fazer uso da comunicação como forma de fortalecer a atuação sindical e preservar a memória das conquistas sociais.
“Hoje, percebe-se que uma parte da população se deixa contaminar pelo radicalismo do discurso político que tem tomado conta do país e com isso tentam desmerecer a importância dos Sindicatos para a construção do Brasil. Inclusive muitos trabalhadores acabam entrando nesta onda, sem se dar conta que os direitos que eles gozam só foram possíveis graças às lutas lideradas pelos Sindicatos. É aí que entra a comunicação sindical. Temos que mostrar para o trabalhador que os direitos que ele tem hoje não vieram de graça, mas foram conquistados com muito suor e até sangue pelos Sindicatos ”, disse o presidente da Fetim, Sérgio Butka.
O presidente da CNTM, Miguel Torres, defendeu a estratégia. “Não há nada que o trabalhador tenha hoje que não tenha passado pela luta promovida pelo movimento sindical. É preciso que saibamos contra-atacar para mostrar para a sociedade as conquistas do Sindicato. Temos que fazer a nossa parte e saber mostrar tudo que o movimento sindical já fez e continua fazendo pelo Brasil”, disse.
Miguel relatou ainda a experiência que teve na Rússia, quando participou da reunião dos BRICS. “Visitamos um Sindicato na Rússia e já na entrada tem uma exposição contando toda a história daquele Sindicato. É isso que precisamos aqui. Mostrar a nossa trajetória ao longo da história do Brasil para que o trabalhador saiba valorizar isso também”, concluiu.
Sérgio destacou o memorial Theodoro Cassins, mantido na sede do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e que conta a história da instituição.
Propostas
Entre as propostas tiradas da reunião estão a criação de um calendário com as datas comemorativas das conquistas históricas como CLT, férias remuneradas, 13º salário entre outros. O objetivo é lembrar o dia e a história de cada conquista.
Além disso, foi defendido a intensificação de publicações tanto na mídia tradicional, como na sindical, de materiais que expliquem a importância e a necessidade dos Sindicatos para os trabalhadores. Também foi motivado que os líderes sindicais tenham mais contato com seus assessores e que, inclusive, eles tenham mais acesso as reuniões de diretoria promovidas pelas entidades.