O presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Barbosa Claudino, e os diretores Jorge de Faria e Vilma Araújo, acompanhados dos advogados João Campanário e Aysla Torres, participaram nesta quarta-feira (16) do 4º Fórum de Debates Trabalhistas, em Fortaleza (CE). O Fórum foi promovido pelo Grupo de Estudos e Defesa do Direito do Trabalho e do Processo Trabalhista (GRUPE), da Universidade Federal do Ceará.
O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) e vice-presidente da Força Sindical, Miguel Torres, também presente no 4º Fórum do GRUPE, que discutiu a Reforma Trabalhista, defendeu a Justiça do Trabalho e a luta pelos direitos da classe trabalhadora. “Vamos continuar mobilizados no país e pressionar o Congresso Nacional”, disse Miguel Torres.
O evento reuniu procuradores do Trabalho, acadêmicos, Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), advogados, professores de Direito do Trabalho, auditores fiscais, desembargadores e juízes do Trabalho. Eles debateram com os dirigentes sindicais as propostas em tramitação no Congresso Nacional que alteram, reduzem ou acabam com os direitos trabalhistas e como elas influenciam as relações entre trabalhadores e patrões.
Entre os temas em discussão, estavam Precarização e retrocesso social, Terceirização, Desmonte das Instituições Trabalhistas, Justiça do Trabalho, Ministério do Trabalho, Revisão da CLT, Negociado sobre o Legislado, Jornada de trabalho, Impactos da Reforma Trabalhista na organização sindical e Trabalho em condições degradantes.
“As discussões foram muito proveitosas e vamos promover encontro semelhante no Rio de Janeiro, em nosso auditório, na próxima quarta-feira (23), a partir das 10h, voltado para os Sindicatos filiados e seus Departamentos Jurídicos, para que todos estejam atualizados”, anunciou o presidente Sérgio Claudino.
Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa