O sindicalista Antônio Cabeça Filho, de 75 anos, se encontrava já algum tempo com a saúde debilitada, vindo a falecer por infarto, as 05:00hs na madrugada desta quinta-feira (26/04/2012) em São Carlos,. Ativista do Partido Comunista Brasileiro, fundador do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, ocopou entre inúmeros outros, o cargo de Secretário Geral da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Paulo.
Cabeça Filho permaneceu na presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos de 1961 até 1986, assumindo o sindicato em outro momento, em 1995 onde ficou na presidência até 2000, sendo substituído por Rosalino de Jesus Barros. Além do trabalho desenvolvido no Sindicato e na Federação, Cabeça Filho foi vereador à Câmara de São Carlos nas legislaturas de 1969/1972 e 1973/1976 e por duas vezes, foi candidato a prefeito da cidade.
Líder histórico dos metalúrgicos sãocarlenses, o sindicalista foi preso em 01 de abril de 1964, quando se deu o golpe de Estado que implantou a ditadura no País, voltando ao cárcere a partir de 09 de agosto de 1968, quando organizou uma passeata para os famintos trabalhadores do Frigorifico São Carlos, que não recebiam salários há mais de quatro meses.
Em abril de 2010, a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, declarou a condição de anistiado político a Antonio Cabeça Filho, único cidadão são-carlense a receber reparação pelos acontecimentos protagonizados pela ditadura militar na região central do Estado de São Paulo. Além da reparação indenizatória a decisão oficializou, em nome do Estado Brasileiro, pedido de desculpas pelos danos que lhe foram acometidos.
O velório acontece durante toda esta quinta-feira (26/04/2012) no Cemitério Nossa Senhora do Carmo em São Carlos. Após, o corpo será cremado na cidade de São Paulo, conforme era o desejo do combativo companheiro que deixará muitas lembranças de lutas e resistência pela categoria metalúrgica e pelo povo brasileiro.