No segundo dia (4 de abril) do Seminário “Os Direitos dos Trabalhadores na Previdência Social”, sindicalistas ligados à Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos de Santa Catarina participaram de um debate com o professor e advogado previdenciário, Ariel Guimarães Fonseca.
Em sua palestra, com uma pitada de bom humor, uma carga irreverente, mas de muito conhecimento, Fonseca abre diálogo e faz a plateia participar da conversa, instigando e usando eventos cotidianos para ampliar o diálogo.
“Vocês dirigentes sindicais têm o compromisso de orientar os trabalhadores, de deixar claro nas diversas circunstâncias, no dia da perícia levar todos os documentos, exames, receitas de remédios, etc”, lembrou Fonseca. “É fundamental o papel do Sindicato, para dar base aos trabalhadores que desconhecem a lei e que tem pouca informação a respeito”.
Benefícios: Os benefícios e o dilema diante deles foi o tema mais elencado pelos participantes e consequentemente pelo palestrante.
“Todos aqui vivem essa realidade. A previdência não é de toda ruim, mas o papel do advogado junto com o sindicato para defender esses direitos é ainda mais fundamental. Para que haja informação. Mas informação correta”, concluiu.
Mentiras que são propagadas nas redes social: Várias mentiras são difundidas pelas redes sociais no país. E muitas delas são relacionadas à previdência.
A mais polêmica é sobre o auxílio reclusão. O que é o auxílio-reclusão é um benefício legalmente devido aos dependentes de trabalhadores que contribuem para a Previdência Social. Ele é pago enquanto o segurado estiver preso sob regime fechado ou semi-aberto e não receba qualquer remuneração da empresa para a qual trabalha, nem auxílio doença, aposentadoria ou abono de permanência em serviço.
“Esse benefício não é pago ao preso. Ele é pago a seus dependentes legais. O objetivo é garantir a sobrevivência do núcleo familiar, diante da ausência temporária do provedor”, revelou Fonseca.
Federação deve fazer aulas para disseminar direitos: Esse seminário acaba hoje, mas a idéia da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos é fazer desse evento uma cartilha para levar a mais sindicatos o conhecimento sobre os direitos dos trabalhadores na previdência.
Todo o seminário é gravado e transmitido on line pelo endereço www.rwbrasil.net e mais tarde vai virar aulas áudio/visuais.
Por Anelise Schmitz
Assessora de Imprensa Força Sindical SC