Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Faturamento e emprego da indústria voltam a níveis pré-crise, diz CNI


DE SÃO PAULO

A atividade industrial voltou a crescer em maio, após queda em abril, aponta estudo divulgado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) nesta quinta-feira. O faturamento da indústria brasileira registrou alta de 2,1%, nos dados com ajuste sazonal, ante o mês anterior.

Com o crescimento, o indicador ultrapassou o nível pré-crise –de setembro de 2008– em 2,3%. No acumulado nos cinco primeiros meses do ano, o faturamento da indústria registra alta de 12,5%.

Já o emprego na indústria registrou a décima alta consecutiva em maio, com expansão de 0,4% ante abril –nos dados ajustados sazonalmente. “A contínua expansão do emprego fez o indicador ultrapassar em maio, pela primeira vez, o nível pré-crise (em 0,2% frente a setembro de 2008)”, afirma a CNI. Entre janeiro e maio, o indicador cresceu 3,9%.

O rendimento médio real cresceu 0,8% no período, na comparação com o mês anterior, 1,2% comparativamente a maio de 2009.

As horas trabalhadas nas companhias também voltaram a apresentar elevação em maio, de 1% na mesma base de comparação. No ano, o crescimento é de 7,5%.

Apesar os indicadores positivos, a utilização da capacidade instalada teve queda no período, de 0,5 ponto percentual, para 82,3%. Com a queda, o indicador volta a ficar em nível abaixo do registrado antes da crise econômica global.