Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Fator previdenciário: fim de uma balança desigual

O movimento sindical está na luta pelo fim do Fator Previdenciário, que achata o salário daqueles trabalharam e contribuíram a vida inteira para ter uma aposentadoria digna e decente.

O Fator Previdenciário foi instituído em 1998 durante uma reforma da Previdência. A intenção era de diminuir os vencimentos das aposentadorias e preservar os recursos da Previdência. Mas, é justo estabelecer políticas de economia com o dinheiro de trabalhadores e trabalhadores que contribuíram uma vida toda? Claro que não.

Afinal, que balança é essa com dois pesos e duas medidas, em que o trabalhador brasileiro tem de trabalhar e contribuir uma vida inteira para depois, no momento de se aposentar, ver os seus rendimentos reduzidos em até 40%.

O equilíbrio das finanças do Governo não pode ficar à mercê de medidas políticas que tiram do bolso do trabalhador. Há que se buscar alternativas viáveis para a solução da questão previdenciária, no entanto, nenhuma dessas deve ser na direção de retirar direitos ou benefícios dos milhões de trabalhadores e trabalhadoras brasileiros.

Claudio Magrão é presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo