Local: Estação Sé do Metrô
Data: até 30 de junho
Horário: 11h
A imigração italiana para o Brasil, ocorrida entre 1874 e 1920, teve um papel relevante na formação da nascente organização social brasileira, em especial no movimento operário e sindical.
Os trabalhadores que aqui chegaram traziam a experiência de vivenciar a expansão do capitalismo, enquanto no Brasil ainda prevalecia uma economia agrário-exportadora baseada na mão de obra escrava.
O objetivo central dessa exposição é resgatar essa participação e a importância da presença italiana nas atividades de organização sindical e operária, resgatando, também, importante parte da história social brasileira.
Essa exposição foi concebida como um dos produtos do projeto “A Participação Italiana na Organização Sindical e Operária Brasileira” para as comemorações do “Momento Itália – Brasil” e das comemorações dos 150 anos da unificação italiana.
A pesquisa sobre o mundo do trabalho e suas variáveis busca a compreensão de como os homens, em espaços e tempos históricos diferenciados, produzem suas próprias condições de sobrevivência do ponto de vista material, criando e recriando pela ação consciente do trabalho e pela cultura, a própria existência, organizando suas formas de intervenção social.
As fotos expostas mostram a chegada no Brasil, as condições de vida e trabalho, algumas lideranças/ativistas, a imprensa em língua italiana e portuguesa, manifestações operárias e repressão.
A exposição ficará até o dia 30 de junho na Estação Sé do Metrô, tem o patrocínio da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho e do Instituto de Cultura Italiana de São Paulo, com apoio da União dos Italianos no Mundo (UIM), da Associação de Amizade Brasil Itália e do Metrô de São Paulo.