Valor Econômico
Raphael Di Cunto
O ex-presidente da Força Sindical Luiz Antônio de Medeiros (PDT) foi convidado pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias (PDT), para assumir a Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo, conforme antecipou na sexta-feira o Valor Pro, serviço em tempo real do Valor.
As superintendências regionais, antigas delegacias do trabalho, são responsáveis por fiscalizar o cumprimento da legislação nas empresas e das normas de proteção ao trabalhador. Na gestão do ex-ministro e presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, o órgão foi loteado por políticos filiados ao partido.
Secretário de Relações do Trabalho de 2007 a 2010, Medeiros foi um dos homens de confiança de Lupi no ministério. Saiu do governo para concorrer a deputado federal antes que viessem a público as denúncias de corrupção na Pasta, que culminaram no pedido de demissão do pedetista.
Medeiros substituirá Carlos Zimmermann Neto, advogado que foi nomeado há apenas dois meses pelo ex-ministro Brizola Neto. Brizola Neto não reuniu o apoio necessário para presidir o PDT – que reelegeu Lupi- e foi demitido em março pela presidente Dilma Rousseff, que via a legenda flertar com outros candidatos para a eleição presidencial de 2014. O atual ministro, Manoel Dias, era secretário-geral do PDT e do grupo de Lupi.
O convite foi confirmado por Medeiros, que não quis, porém, dar como certa a ida para o cargo. “O ministro me convidou logo depois que assumiu, mas até agora não me nomearam”, afirmou. A escolha, porém, já é divulgada publicamente pelo ministro, segundo interlocutores ouvidos pelo Valor.