Consultor internacional da OIT fará apresentação sobre o tema Segurança e Saúde do trabalhador e crise financeira mundial
Na terça-feira (28), ocasião do Dia Mundial em Homenagem às Vítimas dos Acidentes e Doenças do Trabalho, a Fundação Jorge Duprat de Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) apresenta a paletra “Segurança e Saúde do Trabalhador no contexto da crise financeira econômica mundial”. O evento será no auditório da instituição, em São Paulo, das 9h às 12h.
O consultor da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Zuher Handar, fará exposição que tem como objetivo destacar como as mudanças econômicas no mundo vêm influenciando os investimentos na área de segurança e saúde do trabalhador, bem como traçar um perfil da situação no Brasil e no mundo, conforme recomendação da OIT. O tema da organização para este ano é “Saúde e vida no trabalho: um direito humano fundamental”.
Além das atividades programadas para o dia 28 em São Paulo (Rua Capote valente, 710 – Jardim América), a data será marcada de maneira descentralizada, conforme programação dos Centros Estaduais, Regionais e Escritórios de Representação da Fundacentro em outras regiões do país.
Em São Paulo – Fundacentro/CTN
9h30 – Palestra: SST no contexto da crise financeira econômica mundial – Zuher Handar
10h30 – Cerimônia da vela e significados mitológicos
11h30 – Apresentação do Coral da Fundacentro
12h – Encerramento
A Fundacentro estará representada nas Centrais Sindicais pelas pesquisadoras da entidade Maria Maeno e Cristiane Queiróz, que participarão da discussão técnica sobre “Legislação a Serviço da Saúde do Trabalhador”, mote escolhido pela CUT, CGTB, Força Sindical, NCST, UGT e CTB.
Propõe-se uma revisão na legislação, em especial na Lei 8.213/91, resultante de um entendimento de que são necessários ajustes para aprimorar os mecanismos de defesa da saúde dos trabalhadores, cobertura previdenciária adequada e estímulo aos empregadores para que haja investimentos em ambientes de trabalho saudáveis.
Essas propostas serão sintetizadas em um anteprojeto de Lei, cujas bases serão apresentadas no dia 28 de abril próximo, em um Seminário na Câmara Federal, Brasília – 9 horas, no Plenário 13 – Anexo II.
Encontro da Força Sindical em São Paulo
A Força Sindical, representada pelas Secretarias Estadual (SP) e Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador, juntamente com diversos outros sindicatos, realizam nesta terça-feira, 28 de abril, eventos e manifestações para lembrar as vítimas de acidentes e doenças do trabalho.
Os organizadores convidaram trabalhadores, cipeiros, sindicalistas, técnicos em Segurança e Saúde do Trabalhadores, estudantes e público em geral para participar dos eventos.
Haverá um Encontro no Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, no Palácio do Trabalhador, na Rua Galvão Bueno 782, bairro da Liberdade, próximo ao metrô São Joaquim.
Programação
Abertura: 8h30 às 10h
Debates:
* Os impactos da crise econômica para a Saúde do Trabalhador, das 10 às 11h. Palestrante: dr. Koshiro Otani, coordenador do CEREST/SP (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) da Secretaria Estadual de Saúde/SP.
* Sofrimento e Prazer no Trabalho (abordando a relação entre Saúde Mental e trabalho), das 11 às 12h. Palestrante: professor Seiji Uchida.
Ato público: em frente ao Palácio do Trabalhador, às 13h00.
Origem da data: a data, 28 de abril, teve origem em 1969, quando 78 mineiros morreram após explosão na mina de Farmington, no Estado da Virginia, nos Estados Unidos.
Pelo País
Em Campo Grande (MS), haverá o Seminário Estadual da Cadeia Produtiva Sucroalcooleiro. Outras informações poderão ser obtidas pelos telefones (67) 3321-1103 e 3321-2486.
Em Vitória (ES) haverá alerta para as estatísticas de acidentes do trabalho no estado. Informações pelo telefone (27) 3315-0040 e 3315-0045.
No Paraná, a regional de Curitiba apresentará a Semana Estadual de Segurança e Saúde no Trabalho, de 27 a 30 de Abril de 2009. Informações pelo telefone (41) 3222-1225 e 3313-5204.
Em Salvador (BA), está programado seminário estadual e ato público, na Praça da Matriz. Informações pelo telefone (71) 3272-8850 ou 3272.8877.
Em recife (PE), a programação terá como tema os transtornos mentais relacionados ao trabalho e meio ambiente e o crescimento econômico no estado. Informações pelo telefone (81) 3241-3643.
Em Brasília (DF) haverá Culto Ecumênico às 12h30. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone (61) 3535.7303.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 – 6537/2430 – acs@mte.gov.br
Com informações da Fundacentro
Com informações da CNTM