Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Evento cultural reúne metalúrgicos da Grande Curitiba


Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba/PR promove o 1º Palco SMC: Um festival de música, literatura e artes plásticas

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba promove neste próximo domingo, 13 de dezembro, a partir das 13 horas, o 1º Palco SMC 90 anos – Festival de Música, Literatura e Artes Plásticas. O evento, que premiará obras culturais dos trabalhadores metalúrgicos da Grande Curitiba, será realizado no Canal da Música em parceria com a Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Secretaria de Estado da Cultura (Seec), Rede Paraná Educativa – RTVE e Governo do Paraná.

Foram inscritos trabalhos de autoria de trabalhadores metalúrgicos nas áreas de música (rock, pop, gospel, samba/pagode/MPB), literatura (conto e poesia) e artes plásticas (pintura, desenho, escultura, peças tridimensionais – modelagem, cerâmica, artesanato, talhe em madeira ou em pedra).

Os vencedores serão premiados de acordo com a categoria inscrita. Na categoria musical, os ganhadores terão como prêmio principal a gravação de um CD em estúdio. As obras vencedoras em literatura serão reunidas e publicadas. Na área de artes plásticas, os trabalhos selecionados irão integrar uma Exposição, que ocorrerá de 13 a 17 de dezembro, no Canal da Música.

Os trabalhos de artes plásticas e música serão avaliados e julgados por especialistas da Escola Paranaense de Música e Belas Artes do Paraná.

O Festival faz parte das comemorações de 90 anos da entidade, que serão celebrados no dia 19 de janeiro de 2010. De acordo com o presidente do Sindicato, Sérgio Butka, o objetivo do evento é estimular a manifestação artística e cultural na classe trabalhista e dar oportunidade para que os trabalhadores mostrem seu talento. 

“Recentemente tem se falado muito sobre a necessidade de acesso a cultura ao trabalhador, com projetos como o do vale-cultura tramitando na Câmara. O Palco SMC é uma iniciativa que identifica essa importância e visa incentivar mais a cultura na vida do trabalhador”, afirma Butka.

Metalúrgico Artista

O metalúrgico Cesar de Lara se inscreveu na categoria de artes plásticas e irá participar com seus quadros de pintura em tela. “São mais de 15 obras de paisagens e de figuras humanas. Espero que o meu trabalho tenha uma boa aceitação no Palco”, afirma. Para ele, a iniciativa do Sindicato é exemplar. “É muito importante que se valorize a cultura do trabalhador, porém isso é uma coisa que dificilmente ocorre”, opina ele.

Cesar de Lara foi afastado da Volks há mais de cinco anos graças a uma lesão ocupacional no ombro e na coluna. Após muito tempo em casa, o metalúrgico começou a se interessar pela pintura e a pintar quadros como distração. “No começo eu pintava paisagens, natureza morta. Aquilo me fazia muito bem”.

No começo deste ano, Cesar começou a fazer o curso de pintura da Escola Paranaense de Música e Belas Artes do Paraná (Embap). Cada vez mais maravilhado com a pintura, o metalúrgico confessa que ainda não decidiu seu estilo. “São muitos caminhos na pintura e eu ainda não descobri o meu”, conta ele.

Por Confraria da Notícia – Assessoria de Comunicação e Marketing
Texto: Michelle de Cerjat Duarte (41) 9645-1122
Contato: Gláucio Dias (41) 9964-5050 / 8409-6274

www.simec.com.br