Trabalhadores da Vale Fertilizantes campeões da 1.ª Copa União de Futebol Society, em Catalão (GO), venceram por dois gols a zero o duelo com a equipe Fame, campeã da 7.ª Copa de Futebol dos Metalúrgicos de São Paulo, nesse sábado (2) em partida realizada na abertura da 8.ª Copa de Futebol dos Metalúrgicos no Clube de Campo do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo em Mogi das Cruzes (SP). Diante da torcida de milhares de trabalhadores metalúrgicos paulistas que compareceram na grande confraternização realizada pela mais poderosa entidade sindical da América Latina, os trabalhadores catalanos fizeram bonito e representaram com garra a sua categoria e todo o Estado de Goiás em um grande jogo de “campão”.
O amistoso com ida de avião, translado e hospedagem havia sido um compromisso firmado pelo diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo Eufrozino Pereira, com o diretor do Sindicato Metabase Danilo Pereira e com o presidente do Simecat Carlos Albino que durante o campeonato tomaram a iniciativa de levar os trabalhadores campeões da Copa União (entre metalúrgicos e trabalhadores das mineradoras e misturadoras de adubos de Catalão e região) como incentivo e prêmio pela conquista. O presidente da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo Miguel Torres abraçou a ideia e colocou toda estrutura das entidades à disposição dos atletas que tiveram grande recepção e todo suporte na estadia.
O jogo foi disputadíssimo do início ao fim e não teve nada de amistoso. O clima foi de final. Ambos os lados jogaram o fino do esporte com muito toque de bola e muita pegada. O diretor Danilo Pereira que armou a equipe se preparando para uma batalha em campo contra um grande oponente que não conhecia confirmou seu empenho e cuidado na preparação: a equipe Fame joga muito e foram adversários muito fortes. Além dos dois gols da equipe Metabase e de um pênalti na trave da equipe Fame, ambas as equipes tiveram muitos lances de gol eminente.
Ao final, a festa. As duas equipes se confraternizaram lembrando o objetivo da partida que é a união dos trabalhadores das duas categorias. Os diretores do Metabase Danilo Pereira e Robson Gonçalves e o presidente do Simecat Carlos Albino e seus diretores Jeancarlo Duarte e Jorginho Benedito que acompanharam a equipe catalana em toda viagem e prestaram todo apoio aos atletas parabenizaram, juntamente com a diretoria dos Metalúrgicos de São Paulo, as duas equipes pelo desempenho.
A taça veio para Catalão, mas um jogo de volta já ficou a ser agendado quando as duas equipes de trabalhadores poderão fazer a revanche e presentear, também, a torcida catalana com um show de futebol.
Por Leandro Rodrigues da Cunha
Assessor de Comunicação do Sindicato Metabase