André Nojima
Clementino Vieira, presidente da CNTM
André Nojima
Sérgio Butka, na abertura do evento, com demais dirigentes da CNTM e dos metalúrgicos do Brasil
Nos dias 15, 16 e 17 de abril, a CNTM realizou o Encontro Nacional do Setor Automotivo no Formar-Centro de Formação e Qualificação dos Metalúrgicos do Paraná, Avenida Agrícola Fonseca, 59, centro de Guaraqueçaba/PR.
O presidente da CNTM, Clementino Vieira, na abertura do evento, destacou: “É oportuno realizar este encontro para avançarmos no projeto de construir um Contrato Coletivo de Trabalho e, consequentemente, fortalecer a luta metalúrgica em nível nacional por mais direitos, melhores condições de trabalho, melhores salários, emprego, qualificação profissional, saúde e segurança ao trabalhador e desenvolvimento do setor. A luta fica mais fácil quando começamos a organizar-nos com um planejamento estratégico”, afirma o presidente da CNTM.
Clique aqui para acessar galeria de fotos
O secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna, ressaltou a necessidade de uma unidade de ação para fortalecer a luta trabalhista em todas as plantas do País. “É importante que nós, sindicalistas que representam os trabalhadores da indústria mais importante do Brasil, fortaleçamos cada vez mais a nossa luta”.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Sérgio Butka, destacou que o encontro foi importante para discutir as diferenças entre as plantas das montadoras no Brasil e, após fazer um diagnóstico, os dirigentes sindicais prepararem uma estratégia de luta para as nossas negociações.
Participaram dirigentes sindicais de montadoras instaladas nas cidades de Curitiba/PR, São José dos Pinhais/PR, Anápolis/GO, Catalão/GO, Gravataí/RS, Ouro Branco/MG, Osasco/SP, Pederneiras/SP, São Caetano do Sul/SP, São Carlos/SP, Santo André/SP, São Paulo e Mogi das Cruzes/SP, Sete Lagoas/MG, Horizonte/CE e Volta Redonda/RJ.
Os dirigentes levantaram questões sobre os seguintes temas: admissões e demissões no setor automotivo, redução de jornada, férias coletivas, acordos de PLR (Participação nos Lucros ou Resultados) e pisos salariais aplicados nas montadoras e banco de horas.
André Nojima
Geraldino, secretário de finanças da CNTM
Geraldino Santos Silva, secretário de finanças da CNTM, afirmou: “é fundamental equacionarmos as condições de trabalho e as jornadas de trabalho e acabarmos com desigualdades salariais dos trabalhadores do setor automotivo em todo o País”.
PROGRAMAÇÃO
Dia 15 de abril de 2010 – quinta-feira
12h00 Chegada dos participantes
13h00 Deslocamento para Guaraqueçaba/PR
18h00 Abertura
Presidente da CNTM: Clementino Vieira
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba: Sérgio Butka
20h00 Jantar
Dia 16 de abril de 2010 – sexta-feira
08h00 Levantamento de dados que serão apresentados pelos participantes – sob a coordenação do DIEESE
10h30 Intervalo
10h45 Continuação do trabalho de levantamento de dados
12h30 Almoço
14h00 Formação dos grupos de trabalho
16h00 Intervalo
16h15 Continuação dos grupos de trabalho
17h30 Encerramento das atividades do dia
19h30 Jantar
Dia 17 de abril de 2010 – sábado
08h00 Apresentação dos trabalhos em grupo
10h00 Estratégia de luta – instalação de grupo de trabalho permanente junto à CNTM
12h00 Encerramento
13h00 Deslocamento para o aeroporto Afonso Pena em Curitiba
fontes: www.cntm.org.br e www.simec.com.br