Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Empresas do PAC devem contratar pelo Sine


As empreiteiras responsáveis pelas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) passarão a usar o Sistema Nacional de Emprego (Sine) para contratar operários, eliminando o “gato” – intermediário que coopta pessoal e leva para ser contratado pelas empresas. Essa foi a principal decisão tomada numa reunião ontem, no Palácio do Planalto, entre as centrais sindicais, representantes das empreiteiras e o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

“Essa é a decisão, mas ainda está sendo estudada a viabilidade física disso. Hoje o Sine tem disponibilidade de vagas on-line em 12 estados. O governo prometeu ampliar”, disse o vice-presidente da Força Sindical, Miguel Torres.

A fiscalização deverá ser ampliada, tanto pelo Ministério do Trabalho quanto pelo Ministério Público. Os sindicalistas levaram ao Planalto mais uma denúncia de maus tratos, desta vez na construção da usina hidroelétrica São Domingos, em Água Clara (MS). Cinco trabalhadores presos depois da destruição dos alojamentos teriam sido espancados e torturados com choque elétrico. “Estamos levando essa denúncia ao MP”, anunciou Torres.

Em outra reunião, ontem, foi discutida especificamente a situação das usinas de Jirau e de Santo Antônio, com representantes da Odebrecht, da Central Única dos Trabalhadores e Gilberto Carvalho, mas sem avanços. “Na primeira reunião não houve avanços, porque a Odebrecht resolveu esperar a decisão da Justiça. Vamos recorrer e insistir na negociação”, disse Messias Melo, secretário de Relações do Trabalho da CUT para quem a prioridade é Santo Antônio, cujos trabalhadores estão em greve e a Justiça decidiu multar o sindicato em R$ 200 mil por dia de paralisação.

Fonte: Agência Estado