As empresas INAPI – Indústria Nordestina de Acessórios para Irrigação Ltda e ARIAS – Móveis de Aço Confiança têm sido alvo de denúncias por parte dos trabalhadores devido ao não cumprimento da Cláusula Décima Primeira da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de 2023, que previa o pagamento da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) até março de 2024.
A PLR é um direito garantido aos trabalhadores como parte do acordo firmado em mesa de negociação. Além do descumprimento do prazo acordado, há também a falta de posicionamento claro por parte das empresas quanto à nova data para regularização do pagamento da PLR.
Esta situação tem gerado um aumento de reclamações por parte dos trabalhadores, que se sentem prejudicados pela falta de transparência e cumprimento das obrigações trabalhistas por parte de seus empregadores.
De acordo com a diretoria do SindimetalMac, essa situação só reflete como é importante a fiscalização para a garantia dos direitos trabalhistas por meio de acordos coletivos, destacando a necessidade de cumprimento rigoroso das cláusulas estabelecidas.
Fonte: Sindimetal – Sindicato dos Metalúrgicos de Maracanaú (sindimetalmac.com.br)