Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Empresa de SP fecha acordo para não demitir

Salários serão reduzidos em 15% e jornada, em 20%

SÃO PAULO. Os 800 metalúrgicos da Valeo, fabricante de faróis e lanternas para veículos, aprovaram ontem acordo de redução de jornada e salários com garantia de empregos.

Trata-se do primeiro entendimento desse tipo firmado em São Paulo para conter os efeitos da crise internacional sobre a economia brasileira. A partir de fevereiro, o trabalho será reduzido de cinco para quatro dias por semana, enquanto os salários terão desconto de 15%. Essas condições irão vigorar por três meses, e a empresa garante estabilidade no emprego por mais 45 dias.

– Nosso objetivo maior é a manutenção dos empregos. Os trabalhadores participam de todas as negociações, e só fechamos acordo com a aprovação deles – diz Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.

Hoje, o sindicato realiza assembleias com os empregados de outras duas grandes empresas do setor automotivo, a MWM Motores e a Sabó, que apresentaram propostas para reduzir jornada e salários para não demitir. Se aprovados, os acordos alcançarão mais 4.700 trabalhadores mdash; 1.600 da MWM e 3.100 da Sabó.

A taxa de desemprego nas seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo Dieese ficou em 12,7% em dezembro, a menor de toda a série histórica, iniciada em janeiro de 1998.

A atividade da indústria paulista caiu 5,2% em dezembro ante novembro (já com ajuste sazonal), mas fechou 2008 com crescimento de 4,8%, de acordo com o Indicador do Nível de Atividade (INA), da Fiesp.