Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Emprego industrial cresce 0,4% em agosto, aponta IBGE

Valor Econômico

RIO – O emprego industrial avançou 0,4% em agosto na comparação com julho, quando recuou 0,1%, informou nesta terça-feira, 11, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na mesma base de comparação, o número de horas pagas e a folha de pagamento real avançaram 0,4% e 3,3%, respectivamente.

Na comparação com agosto de 2010, o total do pessoal ocupado assalariado avançou 0,6%, o décimo nono resultado positivo consecutivo neste tipo de comparação, segundo o IBGE.

No período janeiro-agosto, a alta do emprego industrial é de 1,6%, ao passo que nos últimos 12 meses encerrados em agosto o avanço é de 2,3%.

O número de horas pagas em agosto deste em relação a igual mês do ano passado manteve-se praticamente estável, variando positivamente apenas 0,1%. No acumulado de 2011 até agosto, o emprego na indústria subiu 1,3%. Em 12 meses encerrados em agosto, a alta é de 2,2%.

Já a folha de pagamento real de agosto apresenta alta de 7,1%, quando relacionada a igual período de 2010. No período janeiro-agosto, a folha de pagamento real cresceu 5,2%, enquanto o acumulado nos últimos 12 meses até agosto, o avanço foi de 6,2%.

(Diogo Martins | Valor)