Edmilson Domingues, Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região e Coordenador Regional da Força Sindicalde Ribeirão Preto, participou do lançamento da Coalizão Indústria – Trabalho para Competividade e o Desenvolvimento, que reuniu lideranças sindicais e empresarias pela união e defesa da indústria no País.
Segundo Edmilson, o ato é uma reação ao “descaso que a indústria nacional vem sofrendo, amargando números ruins eapresentando menor participação no total de riquezas geradas pelo país, o que representa menos trabalhadores empregados”, explica.
“Veja a participação da indústria de transformação no PIB no ano de 2014 no Brasil, que registrou 9,3%, enquanto que esse numero era de 35%na década de 1980. Isso significa que estamos perdendo empregos e existe falta de uma política que valorize a indústria de base”, enfatiza.
Todos os participantes da Coalizão aprovaram documento com os principais desafios e questões mais críticas do setorque será entregue à presidente Dilma Rousseff, ao Congresso Nacional e aos ministérios da Fazenda e Planejamento, aos Governadores dos Estados,aos Deputados Estaduais cobrando do governo medidas para o setor industrial.
A Coalizão Indústria – Trabalho para Competividade e o Desenvolvimento contou com a participação do Presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, Claudio Magrão; dopresidente nacional da Força Sindical, da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, Miguel Torres; do presidente nacional do Solidariedade e Deputado Federal-SP, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, e representantes de entidades patronais, como Abimaq, Grupo Gerdau entre outros.