Maturidade Sindical
Os 50 anos de fundação do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, comemorados nesta terça, dia 30, são muito relevantes por vários motivos.
O mais importante deles é que a comemoração transcorre num período de desenvolvimento econômico e social sem paralelo na vida da cidade e de emprego ainda em alta, apesar das variações do último biênio.
Diferentemente de seus colegas mais radicais do ABC, por exemplo, os metalúrgicos de Guarulhos não contribuíram para a desindustrialização da região. Ao contrário, a indústria de Guarulhos não só se preservou como até se ampliou nas últimas duas décadas.
Não por acaso, o Sindicato filia-se à Força Sindical, e não à CUT, ou seja, uma corrente sindical mais pragmática e menos preocupada com política partidária. Além disso, a legítima militância política de alguns de seus dirigentes espalha-se por diferentes partidos, o que é um bom sinal de pluralismo.
Cabe ressaltar, por fim, que o evento mais importante das comemorações dos 50 anos foi o lançamento de um livro (um perfil da categoria, pelo Dieese).
É mais um indicador da maturidade do principal Sindicato de Guarulhos, que, assim, consolida-se como uma das principais instituições da história da cidade.