A Federação dos Metalúrgicos do Estado de SP sediou nesta terça, 31 de julho, uma reunião com presidentes e diretores dos Sindicatos dos Metalúrgicos de São Paulo, Osasco, Guarulhos, São Caetano e Santo André para discussão de encaminhamentos da Campanha Salarial 2018 e definição da data para o Encontro Regional da Grande São Paulo, o último a acontecer da série de encontros regionais que a Federação vem realizando pelo interior no sentido de fortalecer a mobilização.
O Encontro ficou marcado para 1 de setembro, no Palácio do Trabalhador, sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, na Liberdade, e contará com a presença das diretorias e assessorias dos Sindicatos descritos acima.
“Já realizamos encontros em São José do Rio Preto e Marília, com as diretorias de todos os sindicatos das regiões, e faremos agora em Mococa, Lorena, Jundiaí, Franca e, como ficou acertado hoje, em São Paulo”, diz Eliseu Silva Costa, presidente da Federação. Ele explica que os encontros regionais têm sido de grande importância para a preparação das diretorias de todos os sindicatos filiados para a difícil campanha salarial 2018, a primeira após a reforma trabalhista. “A campanha, certamente, exigirá de todos nós uma mobilização muito maior que nos anos anteriores”, diz Eliseu.
“A unidade de ação é fundamental para garantirmos as conquistas das Convenções Coletivas e mais avanços para a categoria metalúrgica, com resistência à pressão patronal sobre os trabalhadores e contra a aplicação da lei da reforma trabalhista”, diz Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e da CNTM e interino da Força Sindical.
A Campanha Salarial unificada reúne 52 sindicatos filiados à Federação dos Metalúrgicos do Estado de SP, representando cerca de 700 mil metalúrgicos.