Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Dirigentes da Federação de SP intensificam negociações

Cláudio Omena

Negociação na Federação dos Metalúrgicos de SP

Dirigentes sindicais reuniram-se no dia 15 de outubro com representantes dos grupos patronais 10 e Sicetel (Sindicato Nacional da Indústria de Trefilação e Laminação de Metais Ferrosos).

As negociações da Campanha Salarial 2008 acontecem na sede da Federação dos Metalúrgicos (rua Pará, 66, Higienópolis, São Paulo, Capital). A Federação, filiada à CNTM, representa 750 mil trabalhadores metalúrgicos no Estado de São Paulo

A pauta de reivindicações da Campanha 2008 contém os seguintes pontos:

1) Aumento real;
2) Valorização do Piso Salarial;
3) Fim das Terceirizações e do trabalho precário;
4) Jornada de Trabalho de 40 horas;
5) Ratificação da Convenção 158 da OIT.

Além das principais bandeiras de luta, também foram discutidas cláusulas sociais importantes como a que assegura o trabalhador em caso de situação de risco e/ou violência.

Participaram da negociação os dirigentes Luizinho (São Paulo), Francisco Sales, Chiquinho (Federação), Edison Venâncio (Federação), Rivaldo (Cerquilho), Jorginho Nazareno (Osasco), Elizeu Costa (Jundiaí), Miguel Torres (São Paulo) e Heleno Silva (Guarulhos), o economista Jop (São Paulo) e os assessores jurídicos Oswaldo Waquin Ansarah (Federação) e Veloso (São Paulo), entre outros.

Grupo 10

Algumas cláusulas sociais foram discutidas. A idéia é preservar e ampliar direitos dos trabalhadores metalúrgicos. Outro ponto em debate foi a situação dos trabalhadores que recebem alta do INSS, e que são obrigados a retornar aos seus postos, mas que, na prática, não têm condições para reassumir”. Os dirigentes sindicais cobram regulamentação para que o trabalhador tenha garantias.

Sicetel

Representantes patronais questionaram as reivindicações mediante a atual situação do mercado. Outro ponto apontado pelo Sicetel foi o custo da qualificação e requalificação profissional.

Em contrapartida, os sindicalistas apresentaram dados mostrando que o mercado apresenta reação. Para Francisco Sales, Chiquinho, vice da Federação, “é preciso ter bem claro que nós não estamos negociando os ganhos futuros, mas sim os referentes ao último período de 12 meses, quando as empresas obtiveram lucros recordes”.

A nova reunião com o Sicetel foi agendada para o dia 23 de outubro, às 9 horas, na sede do grupo patronal (Av. Paulista, 1313 – 7º andar – conj. 701).

Plenária-geral

A Federação realizará no dia 21 de outubro, terça-feira, às 10 horas, na sede (rua Pará, 66, Higienópolis, São Paulo),  plenária-geral com representantes dos 54 Sindicatos.

Por Ricardo Flaitt, Alemão – Assessoria de Imprensa da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo.
Telefax direto (11) 3237.2046 ou Celular (11) 7153.5984
Rua Pará, 66, Higienópolis.
São Paulo, Capital. CEP 01243-020
Site:
www.federacaodosmetalurgicos.org.br
MSN:
imprensafederacao@hotmail.com

 

Gestão de conteúdo do site da CNTM: Val Gomes (11) 3388-1060