De 14 a 16 de setembro realiza-se em Viena, Áustria, uma Conferência Mundial da Mulher, com delegadas de sindicatos filiados à IndustriALL de todo mundo. Mais de 40 mulheres são da América Latina e do Caribe.
O objetivo da Conferência é debater temas como o aumento da representação das mulheres nas organizações sindicais, inclusive na IndustriALL, e a luta por maiores níveis de igualdade no mundo do trabalho.
Mônica Veloso, vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), do Brasil, participa do evento e dissertará sobre a experiência de mulheres em espaços de liderança sindical. Logo após, haverá apresentação de uma Resolução sobre representação das mulheres.
Além de Mônica Veloso, participam representando a CNTM as companheiras Maria Rosângela Lopes, do Sindicato dos Metalúrgicos do Vale do Sapucaí/MG, Vilma de Araújo Costa, do Sindicato dos Metalúrgicos de Teresópolis/RJ, Maria Euzilene Nogueira, Leninha, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo/SP, e Roseli do Carmo Lima, do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos/SP.
Para a IndustriALL Global Union, que representa em torno de 50 milhões de trabalhadores em vários setores industriais, é urgente contar com um número maior de mulheres dirigentes sindicais.
“Quando as mulheres e os homens trabalham em conjunto, são melhores as decisões tomadas e há mais poder para sindicalizar um maior número de trabalhadores. Por isto, é necessário incorporar um número maior de mulheres em cargos de direção sindical em níveis local, nacional e mundial”, diz mensagem da IndustriALL.
Saiba mais em www.industriall-union.org