A Força Sindical do Paraná realizou nesta sexta, 5 de maio, em Matinhos/PR, o seu 8º Congresso Estadual, com presença de dirigentes das 105 entidades filiadas no Estado (Sindicatos e Federações), representando cerca de 1 milhão de trabalhadores, reunidos para traçar os rumos da entidade pelos próximos quatro anos e a resistência contra as reformas da Previdência e trabalhista.
O evento foi coordenado por Sérgio Butka, presidente reeleito da Força Paraná, e contou com a participação de Miguel Torres, presidente da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo/Mogi das Cruzes e vice-presidente da Força Sindical, entre outros dirigentes da nacional.
Nelsão, Miguel e Butka
Depois dos debates, ocorreu a eleição e posse da direção estadual, executiva estadual, conselho fiscais e respectivos suplentes da Força Sindical Paraná, para um mandato de quatro anos, e a eleição dos delegados representantes da Força Sindical Paraná para o 8º Congresso Nacional da Força Sindical que será realizado entre os dias 12 e 14 de junho de 2017, no município de Praia Grande – SP.
“Estão impondo reformas que arrasam com os direitos sociais, previdenciários, sindicais e trabalhistas da classe trabalhadora. Mas vamos resistir com novas ações para pressionar o governo e o Congresso Nacional e impedir a aprovação das reformas da Previdência e Trabalhista, que são injustas e, se aprovadas, irão piorar ainda mais a nossa frágil situação social”, disse Miguel Torres, em sua saudação aos dirigentes presentes ao Congresso Estadual da Força Paraná.
O diretor Josias, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, acompanhou Miguel Torres neste evento. Também presentes Carlos Albino, presidente do Simecat e da Federação dos Metalúrgicos de Goiás e secretário de finanças da CNTM, e o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Pedro Celso Rosa, secretário-geral da CNTM.
“Parabenizamos a Força Paraná e o companheiro Butka neste evento que reuniu todas as entidades filiadas, de todos os tamanhos, unidas na luta por mais conquistas para a classe trabalhadora do Paraná e na luta nacional contra as reformas”, disse Carlos Albino.
O presidente eleito da Força-PR, Sérgio Butka, analisou positivamente o Congresso Estadual “a realização deste Congresso é fundamental para a classe trabalhadora do Estado. Estamos passando por um momento de fortes ataques aos direitos trabalhistas. As reformas que estão em tramite no Congresso Nacional em Brasília representam um grande retrocesso para o trabalhador. Por isso, a importância de definirmos e intensificamos os rumos da central em meio a um mar revolto do qual atravessa o movimento sindical”.
Nelsão e Albino (da esquerda pra direita)
Pedro Celso Rosa, secretário-geral da CNTM (à esquerda na foto), com João Inocentini (Sindicato Nacional dos Aposentados), Miguel Torres, Josias e Butka
Josias, Miguel e Clemente (Dieese)
Saiba mais no site da Força Paraná: www.fsindical.com.br