Reunidos na manhã desta segunda (31), na sede do Sindicato, a diretoria plena do SMC começou a debater a organização de um plano de trabalho para as lutas da categoria.
“Apesar de já termos acordos fechados na maioria das empresas esse ano, é preciso já começar a planejar a luta para 2016 e os para os anos seguintes, principalmente no contexto de crise em que nos encontramos”, diz o presidente do SMC, Sérgio Butka.
“Já estamos debatendo as estratégias e posturas que teremos que adotar para procurar preservar o emprego e a renda dos trabalhadores. Até então, a luta era facilitada pelo ambiente favorável da economia, mas hoje o quadro é diferente e, assim, os desafios serão maiores ainda. Por isso, a necessidade de nos planejarmos”, concluiu Butka.
Plano de trabalho
A elaboração do plano de trabalho será feita a partir de um calendário levando em conta cada empresa e setor. Diretores e delegados de fabrica estarão reunidos para debater um plano que leve em conta entre outros assuntos as campanhas salariais, a saúde e segurança e a sindicalização nas empresas. “Vamos continuar a estratégia de debater as reivindicações por empresa como tem sido até então e o que garantiu até agora várias melhorias par ao trabalhador”, diz Butka.
Confira o calendário inicial de encontros:
01 9 Volvo
02 9 Renault
03 09 Volks
09 9 Bosch
10 9: CNH
As demais empresas e também as categorias do Sindimaq e Sindimetal entrarão no calendário há partir da metade do mês de setembro.