A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), eleita com aprovação de 96,73% dos votos da categoria, foi diplomada na noite desta quinta-feira (12) para estar à frente do Sindicato na Gestão 2020-2024.

A solenidade de diplomação ocorreu na sede central do Sindicato, Edifício Francisco Gorges, e formalizou o compromisso desta gestão de fortalecer a categoria metalúrgica de Curitiba e Região.

A cerimônia de diplomação contou com a presença e participação de lideranças políticas e de trabalhadores de todo o Brasil, além de contar com a participação de representantes de todas as principais montadoras e empresas da região.

Sérgio Butka, presidente eleito e diplomado na noite desta quinta, destacou justamente este papel de união que o SMC representa para as mudanças que hoje queremos no Brasil.

“Hoje os metalúrgicos da Grande Curitiba são uma referência a nível nacional e mundial. Essa solenidade de hoje comprova isso! Tivemos aqui reunidos gente de todo o Brasil, autoridades e lideranças de fora do país. Tivemos também autoridades políticas de diferentes posicionamentos e partidos, tivemos empresários, RHs de empresas e, principalmente, tivemos aqui os trabalhadores que construíram essa entidade. É isso que nos mostra que estamos no caminho certo, que nosso trabalho de representação, lutas aguerridas e uma negociação firmes nos colocam num patamar de referência e respeito entre todos. Com esse espírito temos a confiança de que podemos construir juntos um Brasil melhor, com mais empregos, com mais direitos e com mais respeito aos trabalhadores nos seus postos de trabalho”, destacou Butka.

Segundo o presidente, essa confiança e respeito adquiridos com o trabalho feito ao longo dos anos pelo Sindicato será essencial para enfrentarmos os desafios dos novos tempos:

“Teremos anos ainda mais difíceis daqui em diante e temos o compromisso com os trabalhadores que depositaram a confiança nesta chapa de defender os empregos, os direitos e as conquistas e enfrentar desmandos como estas MPs picaretas como essa da Carteira Verde e Amarela será muito importante neste fortalecimento dos trabalhadores”.

Miguel Torres, presidente da CNTM, da Força Sindical e dos Metalúrgicos de São Paulo, foi uma das lideranças que esteve presente na solenidade desta noite e também destacou essa participação dos metalúrgicos de Curitiba nas lutas nacionais:

“Nós temos todas as lutas em Brasília e Curitiba está muito presente participando sempre ativamente, sempre com líderes metalúrgicos e milhares de trabalhadores parando nas fábricas quando é preciso, em defesa dos seus direitos e daquilo que é justo, faz com que a participação destes trabalhadores seja sempre marcante a nível nacional, sendo hoje, sem dúvidas, uma das grandes referências para nossas lutas”, declarou Torres.

Reconhecimento

O reconhecimento do bom trabalho de representação e negociação desta diretoria diplomada para a Gestão 2020-2024 também vem das lideranças políticas que estiveram presentes na solenidade:

Ney Leprevost, secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, representando também o governador do Estado, Ratinho Junior, participou da cerimônia e destacou a organização do Sindicato:

“Temos uma casa cheia hoje aqui e isso mostra o tamanho do prestigio que vocês têm entre todos. Quero desejar para toda a diretoria, não apenas em meu nome, mas também em nome do governador Ratinho Junior, uma excelente gestão!”

A deputada federal Gleisi Hoffmann também ressaltou este papel fundamental de organização e mobilização que os metalúrgicos de Curitiba têm hoje:

“Os metalúrgicos de Curitiba são hoje uma categoria importante para a geração de riquezas para o Paraná e para o Brasil. A cadeia de produção automotiva, metalúrgica, hoje é uma das locomotivas do nosso desenvolvimento e é muito importante esses trabalhadores estarem bem organizados. No Congresso Nacional todo dia é uma luta para que a gente não deixe as coisas retrocederem, então a gente vai precisar muito dessa mobilização da base que estamos vendo um exemplo aqui hoje! Nós não podemos aceitar esse retrocesso”, finalizou a deputada.

Clique aqui e acesse fotos da posse