Categoria aprova gestão e concede mais 4 anos de confiança no trabalho da atual diretoria
Com 97% de aprovação nos votos válidos de 820 trabalhadores aptos ao pleito, a diretoria do Sindicato Metabase teve o reconhecimento de seu trabalho em prol da categoria comprovado no dia 16 de fevereiro na Eleição da Gestão 2016/2020. A Chapa 1 liderada por Diego Hilário saiu das urnas com mais quatro anos de mandato confiados pelos trabalhadores das mineradoras e misturadoras de adubos do sudeste goiano.
Diego que nessa gestão que termina é Secretário Geral se credenciou a ser escolhido à Presidência por seu trabalho à frente das negociações e do jurídico da entidade. O dirigente se qualificou em negociações e tomou a responsabilidade pelas duas pastas e, assim, nos últimos quatro anos, ganhos significativos têm saído dos acordos coletivos configurando aumentos reais de salário para a categoria, mesmo em tempos de crise.
No jurídico, inúmeras ações coletivas inéditas e surpreendentes tiveram desfecho com sucesso ou estão em andamento colocando sempre um ganho a mais no bolso dos trabalhadores. Também, nesse período, o Metabase acumulou excelentes acordos de PLR e toda renda de Catalão e região foi afetada positivamente, culminando em uma alta aprovação da diretoria por toda comunidade. Hoje, Catalão e região estão sempre ligados às ações e negociações do Sindicato Metabase visto que dali toda uma cadeia econômica têm sua sorte decidida.
A nova gestão promete ser marcada por avanços que começaram ainda na gestão que finda. A divisão de trabalhos e a qualificação dos dirigentes em cada área foi uma característica que marcou. No Metabase, cada dirigente sabe o que faz e integra uma equipe profissional que se equipara à organização das grandes empresas com as quais negocia e antagoniza. O sindicato tem sede própria, vários veículos, caminhão de som, estrutura predial, salão de eventos e organização corporativa.
Coordenando esta estrutura, o nome forte da ação é Danilo Pereira. O dirigente que também é presidente do Clube dos Empregados da Fosfertil (Vale Fertilizantes) e de uma ONG que educa mais de 200 crianças através do (ABECAT), trabalha na coordenação das ações diárias e na execução de todas as atividades da entidade, desde mobilizações, assembleias e atendimento aos trabalhadores.
Somando, os demais dirigentes se destacam cada um em sua função desde o trabalho de base, desde a organização de eventos, preparação das assembleias e a assistência aos trabalhadores filiados que contam com amplos serviços desde uma completa copiadora, cursos, até salão de corte de cabelo próprio e atendimento jurídico exclusivo.
Além do elenco experiente, Diego vai contar com uma diretoria também renovada onde novos nomes vieram agregar e oxigenar o grupo. Essa filosofia já vinha de Arnaldo Antunes, presidente atual, que, corajosamente, investiu na então juventude de Diego Hilário e de Danilo Pereira para formar a cabeceira da gestão atual e entregarem os números finais altamente positivos desse mandato. Sim, Arnaldo foi o grande responsável pela mudança que revolucionou a entidade e colocou o Metabase em projeção nacional e em posição de protagonismo no cenário sindical, político e econômico do estado de Goiás.
Apesar da crise geral no setor de mineração nacional, em Catalão os trabalhadores da categoria têm a garantia de novamente ter um sindicato para lutar de igual para igual com as corporações em busca dos melhores acordos e de todos os direitos possíveis de se conseguir.
por Leandro Rodrigues da Cunha
Assessor de Comunicação do Sindicato Metabase