A nova diretoria da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) tomou posse na noite da última quinta-feira (30), em solenidade realizada em Curitiba. Participaram do evento lideranças sindicais do Brasil e do Paraná, economistas, além de autoridades políticas do Estado. O mandato da nova gestão irá de 2011 à 2017.
O presidente da Federação, Sérgio Butka, ressaltou a importância da união e da organização na luta dos metalúrgicos do Paraná. “Com a Federação, foi possível trazer para o Paraná, o companheirismo e a solidariedade entre os dirigentes sindicais”. Butka também apontou a necessidade de aumentar o trabalho na base. “É importante termos lideranças que representem e que escutem as demandas dos trabalhadores dentro das empresas”.
Após ouvir o hino nacional, os presentes puderam assistir a um vídeo sobre os metalúrgicos do Paraná e sobre o trabalho feito pela federação. Em seguida, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Miguel Torres, convidado para presidir a cerimônia, realizou a entrega de diplomas para os membros da nova diretoria da Federação dos Metalúrgicos do Paraná.
Segundo Miguel Torres, o movimento sindical está passando por um processo de mobilização a nível nacional. “Estamos cada vez mais promovendo a unificação das centrais, no sentido de apoio mutuo quando há greves ou assembleias. Além disso, com o movimento sindical unido ganhamos mais força nas lutas trabalhistas nacionais”, disse.
A Federação dos Metalúrgicos do Paraná congrega os sindicatos de metalúrgicos de Curitiba, Paranaguá, Irati, Guarapuava, Pato Branco, Cascavel, Maringá, Londrina e o Sindicato dos Trabalhadores de Reparação de Veículos. A Fetim atua como base de apoio para os sindicatos filiados. Seu principal objetivo é ajudar os sindicatos da categoria na luta por melhores condições de trabalho.
www.simec.com.br