Arquivo CNTM
Cícero Martinha: “Os trabalhadores e os cidadãos brasileiros depositaram nas urnas de 31 de Outubro mais de 56 milhões de votos em Dilma Rousseff. O Brasil confirmou em Dilma as esperanças para que se dê continuidade ao governo do metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva, que também surpreendeu o mundo ao ser o primeiro presidente brasileiro que veio diretamente das classes trabalhadoras brasileiras.
Os votos em Lula, nos seus dois mandatos, e a confirmação de continuidade em Dilma Roussef, a primeira mulher a presidir o Brasil, traz para os metalúrgicos de Santo André e Mauá, para os trabalhadores brasileiros e para as comunidades organizadas, os habitantes dos rincões do Brasil e das favelas, das pequenas cidades e dos bairros da periferia dos grandes centros a certeza de que o Brasil é cada vez mais nosso.
Com Dilma Rousseff na presidência teremos um Brasil com a nossa cara, em que trabalharemos unidos para acabar com a miséria, no qual apostaremos na Educação e onde a classe trabalhadora terá cada vez mais voz para ajudar nossos governantes a reduzir a vergonhosa distribuição de renda.
Com Dilma avançaremos na valorização do salário mínimo, com aumento real e a busca de um mínimo de 700 reais até 2014, conforme os cálculos iniciais. Mas queremos mais, muito mais.
Vamos insistir junto à presidente Dilma para que priorize os investimentos na Educação dos nossos jovens e requalificação da mão-de-obra para que possamos aproveitar todas as oportunidades que foram plantadas no governo do presidente Lula.
Vamos continuar nossa luta pelas 40 horas semanais, sem redução de salários, para abrirmos mais de 2 milhões de novos postos e, ao mesmo tempo, melhorar a nossa qualidade de vida.
Vamos batalhar muito para que se priorizem os investimentos em Saúde, em médicos e enfermeiros, em material hospitalar para que a busca de um atendimento médico signifique cura, apoio e prevenção. E que tenhamos a certeza de que nosso sistema de saúde está lá para salvar vidas e nos ajudar.
Junto com Dilma Rousseff, assim como fizemos com o governo do presidente Lula, vamos tornar realidade o controle das demissões imotivadas para evitar que alguns patrões e empresas usem a rotatividade para achatar a massa salarial.
Com as negociações permanentes que manteremos junto aos empresários, aos deputados federais e senadores, a partir das nossas vinculações politicas no Grande ABC e no Estado de São Paulo, vamos aproveitar o governo Dilma para consolidar as conquistas de bem-estar social que foram possíveis com Lula.
E vamos provar para a Nação brasileira que não votamos em vão. Que cada voto depositado nas urnas é um investimento antecipado, com retorno garantido, num Brasil melhor, muito mais justo, muito mais igual, com uma ampla distribuição de riquezas, que nós mesmos geramos, para todos nós, brasileiros e brasileiras.
Mantemos nossa confiança em nosso futuro. Pois Dilma é Lula lá. E com Dilma nós trabalhadores e trabalhadoras teremos a oportunidade única de participar da construção do Brasil que merecemos, onde haverá muito mais respeito às nossas necessidades e dos nossos filhos.
Poderemos, enfim, sonhar com um país mais seguro, com mais Educação e mais Saúde. E nos orgulhar, diante das futuras gerações, que nós fizemos nossa parte. Usando nossa determinação e nossos títulos de eleitores combinados com nossas carteiras de trabalho. Tudo temperado com uma fé imensa no Brasil, que nos deu Lula e agora nos garante, com Dilma Rousseff, a primeira mulher a presidir o Brasil”.
Por Cícero Martinha
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá.