Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Dilma convida deputado Brizola Neto para o Ministério do Trabalho

DIAP
Portal Terra

A presidente Dilma Rousseff (PT) convidou o deputado Brizola Neto (PDT-RJ) para ser o novo ministro do Trabalho, revelam interlocutores próximos ao deputado. A escolha ainda vai passar pelo crivo do presidente da legenda, Carlos Lupi. O cargo está sendo ocupado interinamente desde novembro por Paulo Roberto Pinto, quando Lupi foi demitido por denúncias de corrupção.

O nome de Brizola Neto ainda não foi divulgado oficialmente porque Dilma precisa conversar com Lupi e enfrenta rejeição de setores do partido. Na última sexta-feira (9), mesmo dia em que demitiu Afonso Florence do ministério do Desenvolvimento Agrário, a presidente recebeu Brizola Neto para tratar da sucessão no comando do Trabalho.

Na época da queda de Lupi, havia rumores de que o PDT poderia perder o comando da pasta e por isso Dilma teria colocado o secretário-executivo como ministro interino para que pudesse fazer uma manobra mais ousada. A legenda conseguiu manter o ministério. Brizola Neto tem apoio da ala sindical do partido, a Força Sindical.

Perfil

O deputado está no 2° mandato, servidor público. É filiado ao PDT desde 1997 e está na Câmara dos Deputados desde 2007. É neto do ex-governador do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, figura histórica do PDT e do trabalhismo brasileiro. Foi vereador no Rio de Janeiro (2005/2007) e defensor das causas populares com ênfase em projetos nas áreas de educação e cultura.

Em 2011, ele voltou ao mandato parlamentar como suplente do deputado Sérgio Zveiter (PSD-RJ).

Parlamentar articulado, é vice-presidente da executiva nacional do PDT, foi presidente nacional da juventude socialista do partido e presidente do diretório municipal da legenda no Rio de Janeiro. Na Câmara dos Deputados, já exerceu o importante cargo de líder do partido, quando reforçou sua identidade e cumplicidade com a defesa do trabalhismo herdado do avô.

Foi presidente da Comissão Especial do PL 5.939/2009, do Executivo, transformado na Lei 12.304/2010, que cria a Petrosal – Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A., responsável pela exploração do petróleo na camada do Pré-sal.

Membro da Comissão de Constituição e Justiça relatou, entre outras matérias, a PEC 6/2011, que acrescenta inciso VIII ao artigo 208 da Constituição para garantir oferta de educação integral a estudantes de famílias de baixa renda. Bom articulador e negociador, tem se destacado como debatedor. (Com Portal Terra)