Livia Wachowiak Junqueira, Victor Amaro, Cristiane Gercina e Tatiana Cavalcanti
Mais de 1 milhão de trabalhadores comemoraram ontem o Dia do Trabalho na Grande SP, segundo a Polícia Militar. A chuva e alguns shows cancelados ajudaram a reduzir o público deste ano. No ano passado, 1,5 milhão foi às comemorações e, em 2009, 1,8 milhão.
A maior festa, com 1 milhão de trabalhadores, foi a do 1º de Maio Unificado, que reuniu as centrais Força Sindical, UGT (União Geral dos Trabalhadores), CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil) e NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores) na praça José Vieira de Carvalho Mesquita, Barra Funda (zona oeste).
As atrações musicais que animaram o público foram Bruno & Marrone, KLB, Art Popular e João Bosco & Vinicius, entre outros. Os trabalhadores acabaram não conseguindo ver o show de Luan Santana, que foi cancelado porque parte do palco caiu. Mas o músico foi a principal atração da festa da CUT em São Bernardo (ABC), que reuniu 25 mil trabalhadores, segundo a PM, e 100 mil, de acordo com os organizadores do evento.