Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Dia do Trabalhador no Rio será no Complexo do Alemão

As Centrais Sindicais do Estado do Rio de Janeiro, Força Sindical, Nova Central, CGTB, UGT e CTB, reunidas em três reuniões consecutivas dia 9, 15 de 21 de Fevereiro, definiram de forma unificada, realizar a Festa do Trabalhador no dia 01 de Maio, onde se comemora o dia Mundial do Trabalho.

Nesse ano, a comemoração acontecerá no domingo, o local escolhido foi o Complexo do Alemão.

No ano passado a Força Sindical realizou a Festa do trabalhador na Concha Acústica em Niterói – RJ, com a participação de milhares de trabalhadores, veja o vídeo do resumo.

Em reunião realizada no dia 21 de Fevereiro foi criada uma comissão com representantes das Centrais para organização do evento.

Força Sindical RJ
Dal Prá, presidente da Força RJ e secretário-geral da CNTM

História – O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.

Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.

Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.

Por Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ

Clique aqui para acessar a matéria no site da Força RJ com fotos