Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Desemprego pesa e cheque sem fundo tem aumento


Folha Online

O número de cheques sem fundo cresceu 19,7% nos dois primeiros meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2008, segundo a consultoria Serasa Experian. No bimestre, foram devolvidos 23,1 cheques a cada mil compensados, ante 19,3 devoluções verificadas no acumulado de janeiro e fevereiro do ano passado.

Nos dois primeiros meses de 2009, houve um total de 4,60 milhões de cheques devolvidos e 199,37 milhões de compensados. Segundo os técnicos da Serasa Experian, o aumento da inadimplência com cheques se deve “ao maior endividamento de parte da população, às despesas sazonais de início de ano (como IPTU, IPVA e gastos escolares) e à redução do número de empregos formais no último trimestre de 2008”.

“O desemprego é fator determinante para a inadimplência”, informa a entidade, que pondera que, apesar da devolução em alta, “os cheques ainda apresentam uma das menores inadimplências do mercado”.

Segundo o Ministério do Trabalho, entre novembro e janeiro, foram fechadas quase 800 mil vagas com carteira assinada. A pesquisa da Serasa Experian aponta ainda que, em fevereiro deste ano, foram devolvidos 23,2 cheques a cada mil compensados em todo o país –alta de 19% ante igual mês em 2008.

No mês passado, foram devolvidos 2,19 milhões de cheques, e compensados 94,39 milhões.