Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Desemprego em SP avança para 12,2% em fevereiro, diz Dieese

Em janeiro, percentual foi de 11,8%.

No grupo de seis capitais, taxa foi a menor para fevereiro desde 1998.

Do G1, em São Paulo

O desemprego na região metropolitana de São Paulo e em seis capitais brasileiras teve ligeira alta em fevereiro, segundo indica pesquisa realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese divulgada nesta quarta-feira (31).

De acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego, a taxa total da capital paulista foi de 12,2% em fevereiro , contra 11,8% em janeiro. O percentual, no entanto, recuou em relação a janeiro do ano passado, quando foi de 13,5%.

A entidade classificou o resultado paulistano como “usual para o período”.

No mês, o número de desempregados estimados pela entidade em SP foi de 1.290 pessoas, 54 mil a mais que no mês anterior.

Segundo o Dieese, tal expansão na capital paulista “deveu-se à criação de 42 mil ocupações, número insuficiente para absorver o ingresso de 96 mil pessoas na força de trabalho da região”.

O nível de ocupação teve leve alta (0,5%), o que, segundo a entidade, é atípico para o período.

Capitais

Já no conjunto das seis regiões (Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Distrito Federal) onde a pesquisa é realizada, a taxa de desemprego total avançou de 12,6%, em janeiro, para os atuais 13%, em movimento típico para o período.

“Ainda assim, é a menor taxa para o mês de fevereiro, desde 1998”, informou o Dieese em comunicado.

O contingente de desempregados foi estimado em 2.618 mil pessoas, 90 mil a mais do que no mês anterior.